Pesquisar neste blogue

Associação de Apoio a pessoas/cidadãos "Sem-Abrigo" e/ou carenciados do Concelho de Vila Franca de Xira


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Extintores

Extintor é um equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir ou controlar incêndios / fogos em casos de emergência. Em geral é um cilindro que pode ser transportado até o local do incêndio / fogo, contendo um agente extintor sob pressão.

Incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, que pode ser extremamente perigosa para os seres vivos e as estruturas. A exposição a um incêndio pode levar à morte, geralmente pela inalação dos gases, ou pelo desmaio causado por eles, ou posteriormente pelas queimaduras graves graves.

Fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em recção exotérmica de oxidação, que emite radiação electromagnética nas faixas do infravermelho e do visível. Desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão.

Fiquem atentos, voltaremos ao porquê deste assunto em breve.

Ate lá... ;-)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eclipse total da Lua visivel em Portugal

É o primeiro eclipse total da Lua visível em Portugal desde Março do ano passado - a Terra vai atravessar-se entre o Sol e a Lua, informou o Observatório Astronómico de Lisboa.
Se as nuvens não o impedirem, o fenómeno astronómico será visível na noite de quarta (20) para quinta-feira (21) a partir das 00.35 (hora de Lisboa), num momento em que a Lua cheia estará bastante alta no céu, em boas condições para se observar a sua ocultação.

A Lua ficará com um tom avermelhado durante o eclipse, fenómeno que atingirá a sua expressão máxima às 03.26, depois de o nosso satélite natural mergulhar completamente na sombra da Terra.

"O disco lunar estará sempre visível, com várias tonalidades entre o cinzento e o avermelhado, devido às radiações luminosas projectadas por partículas da atmosfera terrestre", explicou à Lusa fonte do Observatório.

A Lua vai entrar sucessivamente na penumbra (00.35) e na sombra (01.43) até começar o eclipse total, que decorrerá entre as 03.01 e as 03.52.

Nas fases seguintes, sairá da sombra às 05.09 e da penumbra às 06.17, altura em que o seu disco estará de novo totalmente visível, embora a sua imagem comece a dissolver-se com o nascimento de um novo de dia.

O começo da fase de sombra será visível em África, na Europa, no oceano Atlântico, na América Central e do Sul, e na América do Norte, com excepção da zona ocidental.

Quanto ao final do fenómeno, só poderá ser visto na Europa ocidental e na orla mais ocidental de África, no oceano Atlântico, no continente americano e na metade leste do oceano Pacífico.

Este eclipse tem a particularidade de a Lua não atravessar a sombra da terra pelo meio, mas sim um pouco abaixo do diâmetro central e paralelo à sua órbita, o que tornará menor a fase de ocultação total.

Os últimos eclipses totais da Lua visíveis em Portugal ocorreram a 3 de Março de 2007 (entre as 22.44 e as 23.58) e a 28 de Outubro de 2004 (entre as 03.23 e as 04.45).

A palavra eclipse tem origem no grego ekleipsis, que significa desaparecimento, e foi a observação deste fenómeno natural que levou os antigos gregos a concluírem que a Terra é redonda. Fonte: Diário Notícias

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Comissão Rede Social

Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afectivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.

"Uma estrutura em rede (...) corresponde também ao que seu próprio nome indica, os seus intervenientes ligam-se horizontalmente a todos os demais, directamente ou através dos que os cercam. O conjunto resultante é como uma malha de múltiplos fios, que pode se espalhar indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus nós possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais. Não há um “chefe”, o que há é uma vontade colectiva de realizar determinado objectivo." (Withaker, 1998)

Os Companheiros da Noite, pertencem ao Núcleo da Rede Social da Póvoa de Santa Iria, com o objectivo de participar nas acções e colaborar com outras instituições de modo a proporcionar à comunidade que servem, mais e melhores oportunidades de vida.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Carnaval 2008

O nosso convivio de Carnaval foi cheio de sorrisos, gargalhadas e muita alegria.

Veja ou reveja as fotos, bastando clicar no link abaixo
http://picasaweb.google.pt/oscompanheirosdanoite

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Convivio de Carnaval

Terça-Feira

5 de Fevereiro de 2008

16:00h

Convivo de Carnaval na Associação


Leve petiscos para o lanche, alegria, sorrisos e claro a respectiva máscara, que será a "senha secreta" para participar no convivio.

Vá e leve amigos!

Vamos todos confraternizar, estreitar e reforçar os laços de amizade entre todos.

Porque todos somos muitos!

Obrigada Helena pela sugestão magnifica!