Pesquisar neste blogue

Associação de Apoio a pessoas/cidadãos "Sem-Abrigo" e/ou carenciados do Concelho de Vila Franca de Xira


quarta-feira, 28 de maio de 2008

Vamos ajudar nesta Nobre e Bela Marcha!

FIGHT HUNGER - WALK THE WORLD 2008


VAMOS COMBATER A FOME NO MUNDO, PARTICIPE É UMA QUESTÃO DE ATITUDE. ENCOMENDE JÁ A SUA T-SHIRT.


A Marcha Mundial Contra a Fome é uma manifestação global anual destinada a promover a sensibilização e recolher fundos para os programas que abordam o problema da fome infantil. Há alimentos suficientes para alimentar toda a população mundial durante quase meio século.
Apesar disso, mais de 300 milhões de crianças em todo o mundo sofrem de fome crónica. A fome e a subnutrição são as causas de mais de metade do número total de mortes de crianças, provocando, todos os anos, a morte de aproximadamente 6 milhões de crianças. Pode ser fornecida uma refeição escolar a uma criança que tem fome pela irrisória quantia de 16 cêntimos por dia.

Esta acção de solidariedade social desenvolveu-se no âmbito de uma parceria estabelecida em 2002 com o World Food Programme das Nações Unidas.

O World Food Programme é a maior organização humanitária das Nações Unidas, é por assim dizer o seu braço logístico. A TNT comprometeu-se a partilhar os seus custos e ''Know-how'', contando com a dedicação e entusiasmo de 160.000 colaboradores, este programa permite-nos participar no maior desafio logístico de sempre: ''ajudar a alimentar o Mundo''.

Em 2007, participaram na Marcha mais 550 mil pessoas, ao todo angariamos cerca de 1,5 milhões de dólares em todo o Mundo.

Este ano, o nosso objectivo é reunir pelo menos 1 milhão de participantes em todo o mundo e 15 mil em Portugal, no dia 01 de Junho às 10h00. Você pode fazer a diferença - junte-se a nós na Marcha para a erradicação da fome infantil.

O Walk the World é um projecto promovido pela TNT e pelas Nações Unidas - World Food Programme, o principal objectivo a nível mundial é erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo até 2015, conforme a Campanha do Milénio das Nações Unidas, somos todos socialmente responsáveis por atingir este objectivo.

Locais onde irá decorrer o Walk the World'08 em Portugal
LISBOA: Torre de Belém . Docas (Marcha e Corrida)
PORTO: Cais de Gaia . Passeio Alegre (Marcha e Corrida)
COIMBRA: Largo. D. Diniz . Pq. Dr. Manuel De Braga (Marcha e Corrida)
AÇORES: Ilha Terceira / Angra do Heroísmo: Pç Almeida Garrett . Silveira (Marcha)

LOCAIS DE INSCRIÇÃO EM LISBOA:

TNT: Rua C edifício 77 no aeroporto de Lisboa (junto ao Instituto de Meteorologia) Parque da Nações - Torre Zen - Av. D. João II, Lt 1.17.01(em frente à IBM, ao lado do balcão do Stantander)
Balcões BES: Av. Liberdade,11 R. Alexandre Herculano, 51 B/C
Sportzone nas 13 lojas existentes na zona de Lisboa: Forum Almada Amoreiras Shopping Center CC Feira Nova Barreiro Cascais Shopping Armazéns do Chiado Centro Comercial Colombo Floresta Center (Tapada das Mercês) Loures Shopping Centro Comercial Feira Nova (Mem-Martins) Forum Montijo Oeiras Parque C.C. Rio Sul (Seixal) C. C. Vasco da Gama
Marcha: No próprio dia no local da partida.
Corrida: Até ao dia 31 de Maio no local da partida

Preço da inscrição Corrida:
10 euros e recebe 1 t-shirt + 1 boné + 1 dorsal Marcha: 10 euros e recebe 1 t-shirt + 1 boné + 1 dorsal

Data limite de inscrição:
Qualquer pessoa poderá inscrever-se a partir de 02 de Maio nas lojas Sportzone(nas lojas acima mencionadas), ou nos Balcões do BES (nos Balcões acima mencionados), e até ao próprio dia da prova (01 Junho 2008) no local da partida. Marcha no próprio dia no local da partida. Corrida até ao dia 31 de Maio no local da partida

Como poderão os interessados fazer os seus donativos?
Através de uma conta bancária que foi aberta unicamente e exclusivamente para o walk the world com os seguintes detalhes:
TNT - Walk the World Nº Conta: 5760 0380 0018 NIB: 0007 0576 0000 3800018 84

Donativos de empresas ou instituições?
Assim, as empresas e instituições que se associarem a este evento, poderão fazê-lo através da contribuição de 500 euros, beneficiando desta forma de uma oferta de 30 bonés e 30 t-shirts.
Existem ainda neste século pessoas e sobretudo crianças cuja sobrevivência depende da boa vontade de todos nós, relembro uma vez mais que são necessários apenas 35 euros para alimentar e educar uma criança durante um ano.

Participe!

Para mais informações poderá aceder às seguintes páginas.
http://www.tnt.com/
http://www.fighthunger.org/

Informação cedida pela sócia Sofia Fausto

terça-feira, 20 de maio de 2008

Acção Formação de Voluntariado

A formação funciona simultaneamente como um direito do voluntário - "Ter acesso a programas de formação inicial e contínua, tendo em vista o aperfeiçoamento do seu trabalho voluntário", e como um dever - " Participar nos programas de formação destinados ao correcto desenvolvimento do trabalho voluntário" ( Conforme o disposto nos art.ºs 7.º e 8º da Lei n.º78/98, de 3 de Novembro). in http://www.voluntariado.pt/

O Banco Voluntariado Local de Vila Franca de Xira, irá levar a efeito uma acção de formação em voluntariado no próximo dia 21 de Junho e os Companheiros da Noite vão estar lá.

Inscrições confirmadas
- Sofia Fausto
- Carla San Romão
- Conceição Trindade
- Ana Paula Baiá
- Isabel Parracho
- Ana Pereira
- Sara Sequeira
- Fernanda Robalo
- Elisabete Costa
- Rosa Branca

Os interessados, deverão fazer chegar a informação através do nosso mail oscompanheirosdanoite@gmail.com

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Reunião de Voluntários - 19.Maio.2008

Caros companheiros!

A Direcção, informa que no próximo dia 19 de Maio, segunda-feira, pelas 21 horas, no local de actividade da Associação, realiza-se reunião de voluntários.

Pelo que desde já agradecemos a comparência de todos!


Ordem de Trabalhos:
- Recepção aos novos voluntários
- Equipas de Voluntários
- Participação nas festas da freguesia do Forte da Casa
- Cursos de Formação
- Diversos

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Comércio Justo

A baixa de Lisboa vai ficar mais Justa e Solidária.
No Dia Mundial do Comércio Justo, 10 de Maio, Sábado, vai ser inaugurada uma Loja de Comércio Justo em Lisboa, na Rua da Prata, nº 70/72, às 11h.

Trata-se de uma loja especial, que nasce de um projecto de parceria entre várias organizações de Comércio Justo. A inauguração desta loja de Comércio Justo (CJ) resulta de uma parceria entre a Cores do Globo (ONG que promove o Comércio Justo em Lisboa), o Ctm-Altromercato (uma das maiores organizações mundiais de CJ) e a Cooperativa Equação (importadora e distribuidora portuguesa de produtos de Comércio Justo).

Trata-se de uma estratégia conjunta que, através da partilha de experiências e recursos, permite a abertura de lojas de CJ com mais potencial e bem localizadas, fortalecendo assim as organizações de base do movimento.

A nova loja junta-se ao já alargado universo de lojas em parceria resultantes da acção conjunta de organizações locais e da Ctm-Altromercato, existentes em Itália, Grécia, Portugal e brevemente em outros países europeus.

Os dois principais objectivos são chegar a um número cada vez maior de consumidores e integrar cada vez mais produtores do Sul do mundo no circuito do Comércio Justo.

Esta Loja de Comércio Justo estará aberta ao público de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 19h00, e nela poder-se-ão encontrar peças únicas de artesanato do mundo, têxteis em algodão biológico, cosméticos naturais e produtos alimentares (biológicos) de dezenas de pequenos produtores dos mais diversos países do hemisfério sul, que desta forma beneficiam do pagamento de um preço justo pelo seu trabalho, de pré-financiamento da produção e de uma relação comercial estável, de longa duração.

Link's relacionados

terça-feira, 6 de maio de 2008

Comércio Justo - Fair Trade

O que é?

Comércio justo (Fair Trade em inglês) é um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica, ou econológica como vem sendo chamada.
Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que buscam o estabelecimento de preços justos bem como de padrões sociais e ambientais nas cadeias produtivas de vários produtos.

O movimento dá especial atenção às exportações de países em desenvolvimento para países desenvolvidos, como artesanato, café, cacau, chá, banana, mel, algodão, vinho, frutas in natura, e muitos outros.

Em poucas palavras, é o comércio onde o produtor recebe remuneração justa por seu trabalho. Neste comércio eliminam-se os intermedíários ao mínimo necessário.

Princípios
Todos as organizações envolvidas no circuito do Comércio Justo devem obedecer aos seguintes princípios:
  1. A preocupação e o respeito pelas pessoas e pelo ambiente, colocando as pessoas acima do lucro;
  2. A criação de meios e oportunidades para os produtores melhorarem as suas condições de vida e de trabalho, incluindo o pagamento de um preço justo (um preço que cubra os custos de um rendimento aceitável, da protecção ambiental e da segurança económica);
  3. Abertura e transparência quanto à estrutura das organizações e todos os aspectos da sua actividade, e informação mútua entre todos os intervenientes na cadeia comercial sobre os seus produtos e métodos de comercialização;
  4. Envolvimento dos produtores, voluntários e empregados nas tomadas de decisão que os afectam;
  5. A protecção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, das crianças e dos povos indígenas;
  6. A consciencialização para a situação das mulheres e dos homens enquanto produtores e comerciantes, e a promoção da igualdade de oportunidades;
  7. A promoção da sustentabilidade através do estabelecimento de relações comerciais estáveis de longo prazo;
  8. A educação e a participação em campanhas de sensibilização;
  9. A produção tão completa quanto possível dos produtos comercializados no país de origem.

Porque todos somos muitos!

Obrigada Helena pela sugestão magnifica!