Pesquisar neste blogue

Associação de Apoio a pessoas/cidadãos "Sem-Abrigo" e/ou carenciados do Concelho de Vila Franca de Xira


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Prémio Personalidade do ano 2008


"Os Companheiros da Noite constituem um grupo de apoio a gente sem abrigo e ganharam o Prémio Personalidade do ano na área da Cidadania. O Grupo, com sede na Povoa de Santa Iria, foi constituído há cerca de dois anos e é formado por cerca de trinta pessoas das mais variadas áreas da sociedade civil. O seu trabalho é um dos melhores exemplos do exercício da cidadania na área de fazer o bem sem olhar a quem.

Os prémios Personalidade do Ano vão ser entregues pelo quarto ano consecutivo, em Vila Franca de Xira, no Ateneu Artístico, dia 12 de Fevereiro de 2009" in Jornal O Mirante

Aproveitamos para informar e rectificar que a Associação tem 6 anos de existência e conta com cerca de 30 voluntários e cerca de 200 sócios.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Aqueça os Pés de Quem Precisa


Tem início hoje a Campanha de Solidariedade promovida pela Bota Minuto, que tem por objectivo a recolha de calçado usado de adulto ou criança, em qualquer ponto ou loja Bota Minuto. Assim, entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro, todo o calçado recolhido será posteriormente doado e entregue a instituições de solidariedade social, com o apoio da Lions de Portugal.

Esta iniciativa, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, já calçou mais de 3000 pessoas, tendo entregue 1610 pares de sapatos a pessoas carenciadas como resultado da acção anterior. A grande meta para este ano é ultrapassar estes valores, conseguindo aquecer um número bem maior de pessoas necessitadas.

Inclusivamente, a própria Bota Minuto viu o seu mérito reconhecido com a atribuição do prémio de franchising na categoria de responsabilidade social.

Gostariamos muito de contar com o apoio do V. meio para o alcance deste objectivo.

Depois de tanto receber, dê. É bom dar!


quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

VAGA DE FRIO - Medidas de Autoprotecção


Durante uma vaga de frio

- Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
- Procure manter-se em casa ou em locais quentes.
- Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.
- O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.
- Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.
- O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.
- Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.
- Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos.

Se vive numa zona propensa a ficar isolada pela neve
- Doseie os alimentos, a água e outros utensílios essenciais para um possível isolamento.
- Conserve a calma e transmita-a aos que o rodeiam. Procure ter uma atitude prática perante os acontecimentos.
- Use o telefone só para chamadas de emergência.

Se Tiver de Sair de Casa
- Evite uma exposição excessiva ao frio. Saia de casa apenas se tal for estritamente necessário.
- O perigo extremo ocorre quanto há vento forte. A situação de desconforto térmico aumenta e sente-se mais frio. Não saia de casa nessas alturas.
- Se vai ter necessidade de passar muito tempo no exterior da casa, use várias peças de roupa, em vez de uma única peça de tecido grosso. Use um chapéu ou gorro para proteger a cabeça.
- Proteja o rosto. Evite a entrada de ar extremamente frio nos pulmões.
Mantenha as roupas secas. Mude meias molhadas ou outras peças que possam contribuir para a perda de calor.
- Evite caminhar em zonas com gelo ou neve, para evitar o risco de quedas que podem produzir graves lesões.
- Os idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção não devem sair de casa.

Se Viajar de Automóvel
- Evite deslocações desnecessárias. Suspenda excursões ou passeios na montanha ou em zonas propensas a quedas de neve e descidas significativas de temperatura.
- Sempre que possível utilize os transportes públicos. Se, no entanto, tiver necessidade de utilizar a sua viatura, procure levar consigo um rádio, lanterna, roupa quente e um cobertor. Leve também alimentos ricos em calorias e não se esqueça do telemóvel, se o tiver.
- Evite viajar sozinho no automóvel. Caso tal não seja possível, assegure-se de que alguém conhece a sua rota de viagem e sabe as estradas que vai utilizar.
- Antes de iniciar viagem, Faça uma revisão rápida do nível de gasolina, luzes e travões. Coloque um líquido anticongelante no radiador. Leve correntes para a neve, se for caso disso.
- Informe-se junto das autoridades dos riscos que vai enfrentar no seu trajecto. Procure conhecer locais de refúgio (povoações, hotéis, estalagens).
- Viaje de dia e mantenha o rádio ligado para ouvir as informações meteorológicas ou de trânsito. Se a estrada não oferecer condições de segurança volte para trás.
- Se existir neve na estrada, coloque correntes nos pneus. Conduza cuidadosamente. Mantenha a velocidade reduzida e não faça movimentos bruscos com o automóvel.
- Resista à tentação de poupar tempo guiando mais depressa do que as condições meteorológicas e do piso o permitem.
- Procure avançar em cima de neve mais recente, evitando sempre as zonas com gelo na estrada (normalmente, as placas de gelo formam-se nos locais mais sombrios).
- Se for surpreendido por um temporal durante a viagem e estiver longe de uma povoação, deve manter a calma e permanecer dentro da viatura. O automóvel servirá de barreira ao vento e os pneus actuarão como isolante, em caso de trovoada. Tente colocar um pano colorido na antena para chamar a atenção.
- Ligue o motor cerca de dez minutos em cada hora. Abra uma fresta na janela que se encontra do lado oposto ao vento para deixar renovar o ar e evitar o envenenamento por monóxido de carbono.
- Mantenha o tubo de escape limpo de neve. Não deixe que o fumo chegue ao interior da viatura, pois poderá ficar intoxicado.
- Faça pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos para manter a circulação sanguínea. Não adormeça.
- Procure estar atento às indicações difundidas pela Protecção Civil na rádio.

VAGA DE FRIO - O QUE É?

Uma vaga de frio é produzida por uma massa de ar frio e geralmente seco que se desenvolve sobre uma área continental.
Durante estes fenómenos ocorrem reduções significativas, por vezes repentinas, das temperaturas diárias, descendo os valores mínimos abaixo dos 0ºC no Inverno. Estas situações estão geralmente associadas a ventos moderados ou fortes, que ampliam os efeitos do frio.
Em Portugal, a sua presença está geralmente associada ao posicionamento do anticiclone dos Açores próximo da Península Ibérica ou de um anticiclone junto à Europa do Norte.

Porque todos somos muitos!

Obrigada Helena pela sugestão magnifica!