Pesquisar neste blogue

Associação de Apoio a pessoas/cidadãos "Sem-Abrigo" e/ou carenciados do Concelho de Vila Franca de Xira


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eclipse total da Lua visivel em Portugal

É o primeiro eclipse total da Lua visível em Portugal desde Março do ano passado - a Terra vai atravessar-se entre o Sol e a Lua, informou o Observatório Astronómico de Lisboa.
Se as nuvens não o impedirem, o fenómeno astronómico será visível na noite de quarta (20) para quinta-feira (21) a partir das 00.35 (hora de Lisboa), num momento em que a Lua cheia estará bastante alta no céu, em boas condições para se observar a sua ocultação.

A Lua ficará com um tom avermelhado durante o eclipse, fenómeno que atingirá a sua expressão máxima às 03.26, depois de o nosso satélite natural mergulhar completamente na sombra da Terra.

"O disco lunar estará sempre visível, com várias tonalidades entre o cinzento e o avermelhado, devido às radiações luminosas projectadas por partículas da atmosfera terrestre", explicou à Lusa fonte do Observatório.

A Lua vai entrar sucessivamente na penumbra (00.35) e na sombra (01.43) até começar o eclipse total, que decorrerá entre as 03.01 e as 03.52.

Nas fases seguintes, sairá da sombra às 05.09 e da penumbra às 06.17, altura em que o seu disco estará de novo totalmente visível, embora a sua imagem comece a dissolver-se com o nascimento de um novo de dia.

O começo da fase de sombra será visível em África, na Europa, no oceano Atlântico, na América Central e do Sul, e na América do Norte, com excepção da zona ocidental.

Quanto ao final do fenómeno, só poderá ser visto na Europa ocidental e na orla mais ocidental de África, no oceano Atlântico, no continente americano e na metade leste do oceano Pacífico.

Este eclipse tem a particularidade de a Lua não atravessar a sombra da terra pelo meio, mas sim um pouco abaixo do diâmetro central e paralelo à sua órbita, o que tornará menor a fase de ocultação total.

Os últimos eclipses totais da Lua visíveis em Portugal ocorreram a 3 de Março de 2007 (entre as 22.44 e as 23.58) e a 28 de Outubro de 2004 (entre as 03.23 e as 04.45).

A palavra eclipse tem origem no grego ekleipsis, que significa desaparecimento, e foi a observação deste fenómeno natural que levou os antigos gregos a concluírem que a Terra é redonda. Fonte: Diário Notícias

Sem comentários:

Porque todos somos muitos!

Obrigada Helena pela sugestão magnifica!